quarta-feira, 1 de março de 2017

Ciência, Engenharia e Tecnologia


Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, a tecnologia é o conjunto dos instrumentos, métodos e técnicas que permitem o aproveitamento prático do conhecimento científico. Convém destacar que, erradamente a palavra tecnologia é usada como sinônimo de tecnologias da informação, que são aquelas que permitem o tratamento e a difusão de informação por meios artificiais e que incluem tudo o que esteja relacionado com os computadores.
A palavra tecnologia tem origem no grego "tekhne" que significa "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo"”.
A tecnologia é normalmente a consequência da ciência e da engenharia - apesar da tecnologia como uma atividade humana preceder os dois campos. A ciência está intimamente ligada com a área da tecnologia, porque os grandes avanços da ciência, hoje em dia, são alcançados através do desenvolvimento de novas tecnologias e do desenvolvimento de tecnologias já existentes.Por exemplo, a ciência pode estudar o fluxo de elétrons em condutores elétricos, ao usar ferramentas e conhecimentos já existentes. Esse conhecimento recém-adquirido pode então ser usado por engenheiros para criar novas ferramentas e máquinas por isso, nesse sentido, tanto cientistas como engenheiros podem ser considerados tecnologistas; os três campos são normalmente considerados como um para o propósito de pesquisa e referência.
A relação próxima entre ciência e tecnologia contribui decisivamente para a crescente especialização dos ramos científicos, tendo como consequência o surgimento de ramos científicos bem específicos e especialmente destinados ao aperfeiçoamento da tecnologia, de acordo com este quesito podemos citar a aerodinâmica, a geotecnia, a hidrodinâmica, a petrologia e a terramecânica.
Tratando-se dos tipos de tecnologias temos a Moderna (relacionadas a tecnologia da informação), a Clássica (agricultura, construção, astronomia, roupa, fogo, medicina, mineração, parafuso, roda, transportes e escrita), TecnologiadeComunicação (Satélite artificial, fotografia, vídeo, reprodução de musica, gravação digital, tecnologia de áudio e som e internet), TecnologiaElétricaFundamental (Eletricidade, motor elétrico, semicondutor, eletrônica, transistor, informática...), TecnologiasAvançadas (Hidráulica, pneumática, micro-ondas, fusão nuclear, raios X...). Especificadamente as tecnologias Clássicas estão associadas as necessidades “básicas”, como a produção de alimento por meio da agricultura, já as avançadas estão mais ligadas a “invenções/descobertas do homem associadas a física e química e por sua vez as tecnologias de informação são voltadas, como o próprio nome diz, para a comunicação como a internet nos dias de hoje.
No inicio dos tempos o homem primitivo não mantinha contato algum com a tecnologia, no entanto não devemos esquecer que foi este que deu os primeiros passos para as grandes descobertas tecnológicas que detemos hoje.Devido a grande necessidade e curiosidade dos homens estes vem,ao longo dos tempos,fazendo descobertas espetaculares e fundamentais para nossa vida.O homem primitivo por exemplo descobriu o fogo e através desta descoberta muitas outras vieram a tona, como a energia elétrica e etc. as quais se tornaram fundamentais para a sobrevivência do homem moderno no mundo.
A sociedade, de modo geral, está constantemente se beneficiando dos progressos da tecnologia sem, muitas vezes, ter consciência disso. Ler um jornal, uma revista ou um livro, assistir à programação da televisão, utilizar o telefone, tomar um refrigerante, pagar uma conta no banco, fazer compras no supermercado, viajar de ônibus, trem ou avião são usos da tecnologia que fazem parte do cotidiano. Ou seja, a sociedade usufrui de tecnologia, na medida em que a realização dessas atividades pressupõe a presença de recursos tecnológicos em algum estágio do processo: na produção do mercado editorial, na produção da mídia audiovisual, no sistema de telecomunicações, nas transações comerciais ou na produção de produtos de consumo. Nesse contexto é visível que a tecnologia mudou e ainda tem o poder de mudar e transformar a cultura!

            Uma realidade vivida atualmente é a era da internet, segundo a ONU (2011) o acesso à internet deve ser enxergado como um direito humano. De acordo com a mesma, a rede mundial de computadores “permite que indivíduos busquem, encontrem e compartilhem informações de todos os tipos, de uma forma instantânea e barata”, além de “impulsionar o desenvolvimento econômico, social e político das nações, contribuindo para o progresso da humanidade como um todo”. Porém mesmo sendo tão importante para a vida de qualquer pessoa, apenas um dentre três cidadãos ao redor do mundo tem acesso à web.

No Brasil, de acordo com um relatório desenvolvido pela própria ONU, 42% da população está desconectada — e somente 11,5% dos brasileiros possuem banda larga. Nosso país ainda sofre com graves deficiências em sua infraestrutura de telecomunicações, e o alto custo dos planos de dados atualmente oferecidos impedem sua contratação por parte dos menos favorecidos.

A tecnologia da informação evolui, potencializa a capacidade humana de produção, e nos torna cada vez mais incluídos, conectados, plugados, antenados. Mas todo esse avanço deve ser coerente com valores que, em sua essência, são muito simples: saúde, bem-estar, convivência harmoniosa com amigos e familiares, contato e conexão com a natureza e o meio ambiente, entre outros elementos fundamentais do que chamamos qualidade de vida.

A tecnologia trouxe uma série de benefícios que facilitam o dia a dia e contribuem para aumentar a qualidade de vida da população. Descobertas científicas proporcionaram um considerável aumento na expectativa de vida, a internet leva praticidade e conforto às pessoas e softwares de gestão adicionam agilidade à rotina de organizações.

Se antes você deveria sair de casa correndo para pagar uma conta esquecida que está para vencer, hoje em dia basta acessar o seu banco pela internet e solucionar o problema em alguns poucos cliques. O tempo que sobra pode ser usado para passar mais momentos com a família e amigos. Outro ponto que vale a pena citar em relação à internet é o fato de que esta tecnologia aproxima as pessoas. Pais e filhos que moram em países diferentes, por exemplo, podem se comunicar em chamadas de vídeo que têm pouco ou nenhum custo. As redes sociais e comunidades virtuais também facilitam o encontro de pessoas que compartilham interesses.   Inúmeros benefícios trazidos pelas tecnologias lançadas nos últimos anos. Quando bem utilizadas, elas facilitam – e muito – a vida das pessoas.


A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que as mortes provocadas por doenças não transmissíveis (como doenças cardíacas, câncer e doenças respiratórias) chegam a 36 milhões por ano, e poderiam, em sua grande maioria, ser evitadas se houvesse monitoramento constante dos hábitos rotineiros dos indivíduos no que tange sua alimentação e a prática de exercícios físicos, logo aplicativos de monitoramento de atividade não só são essenciais, como já tem feito a diferença, mostrando ao mundo o poder da informação. Um simples aplicativo para smartphone pode te mostrar se você está progredindo na sua caminhada diária ou se precisa aumentar o pique, dentre outras inúmeras funções presentes em diferentes aplicativos. Este é um exemplo de muitos dos aplicativos desenvolvidos voltados para a qualidade vida, além destes aplicativos o avanço da ciência na identificação e tratamento de doenças também é muito importante, pois trata da prevenção identificação e cura o que muitas vezes pode salvar uma vida.




Texto desenvolvido com base nos sites:




Nenhum comentário:

Postar um comentário