Os estudantes do curso Matemática-Licenciatura
realizaram uma pesquisa em algumas escolas do sul de Santa Catarina. O intuito era
conhecer a realidade destas em questão aos avanços tecnológicos, mais especificadamente
o uso destes no ambiente de ensino. O resultado de certo modo foi negativo. Os
professores da área de matemática raramente utilizam dos meios disponíveis para
facilitar, ou ainda despertar o interesse, no momento de estudo.
Outra informação foi que os
laboratórios não estão em uso ou ainda não existem em algumas escolas. O corte
dos monitores de laboratório foi um dos principais motivos para reduzir o uso
destas salas segundo as escolas. Porém, acredito que com uma aula bem
planejada, não se faz necessário a presença de um monitor no laboratório.
As entrevistas direcionaram-se
também aos professores. Eles afirmam usar pouco as tecnologias por falta de
cursos de aperfeiçoamento o que torna o contato com estas um pouco mais lento e
trabalhoso. Outro motivo levantado foi a estrutura física das escolas. O que é
realmente uma pena, já que o uso das tecnologias só tente a enriquecer o aprendizado.
De modo geral, foi muito interessante
ter contato com os possíveis ambientes de trabalho, pois foram nestas
entrevistas que conhecemos a realidade das escolas e os dispositivos disponíveis
nelas. Além de claro, as barreiras que serão encontradas futuramente.
É cada vez mais visível que as
escolas não estão andando em conjunto com os avanços tecnológicos. Muitas até
disponibilizam dos equipamentos, porém os mesmo são “deixados de lado”, e o
método tradicional, quadro e caneta, é o que toma a frente. Trata-se de uma
necessidade, atualizar-se da mesma forma que os alunos. O método tradicional
não precisa ser deixado de lado, porém este pode andar em conjunto sim, com as
tecnologias.
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