quarta-feira, 3 de maio de 2017

Recursos Educacionais Abertos

Os Recursos Educacionais Abertos, também conhecidos como REA tratam-se de materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, fixados em qualquer suporte ou mídia, sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. Todo conteúdo utilizado para fins educacionais podem ser classificado como REA, entre eles: livros, planos de aula, softwares, jogos, resenhas, trabalhos escolares, vídeos, áudios, imagens entre outros compreendidos como bens educacionais essenciais ao usufruto do direito de acesso à educação e à cultura. Segundo UNESCO apud Santos (2013) são “recursos de ensino, aprendizagem e pesquisa que estejam em domínio público, ou que tenham sido disponibilizados com uma licença de propriedade intelectual que permita seu uso e adaptação por terceiros”.

           

Os REA, em grande parte gratuitos, são constituídos por projetos financiados, contribuições voluntárias, instituições filantrópicas ou em alguns casos financiados com recursos públicos. Outro caso que pode ocorrer é o REA baseado em publicidade, onde os acessos e os conteúdos disponibilizados também se tornam gratuitos, mas de forma geral os REA’s são relacionados à direitos autorais.

A disponibilização e distribuição dos conteúdos disponíveis em REA ocorrem por meio de licenças, entre elas podemos citar seis. Segue a baixo imagem explicativa, sobre a liberdade de cada uma e as atribuições.


O site “REA” (http://www.rea.net.br/site/) traz uma extensa lista sobre algumas razões de porque REA deve ser algo relevante no dia a dia da educação. Dentre estas características muitas se assemelham as que Santos (2013, p.30-31) aborda, como sendo tratadas por estratégias diversas.
• Para facilitar o acesso de todas as pessoas ao conhecimento;
• Para garantir a liberdade e a criatividade de produção;
• Para incentivar práticas de colaboração, participação e compartilhamento;
• Para levar a tecnologia para a sala de aula de uma maneira produtiva, planejada e que promova a ideia de autoria entre professores e alunos;
• Para incentivar que educadores e estudantes sejam reconhecidos como autores;
• Para permitir o acesso à educação a quem está na escola e a quem não está;
• Para melhorar o conteúdo que já existe e permitir que sejam apropriados e adaptados a realidades locais;
• Para uma educação de qualidade, acessível e que integre distintas formas individuais de aprendizagem.
• Para incentivar a produção de conteúdos locais e incentivar o compartilhamento de recursos de aprendizagem entre instituições, acadêmicos e dentro das comunidades de prática;
• Para permitir que o material didático e outros recursos pedagógicos sejam melhorados e compartilhados universalmente;
• Para atuar como uma ferramenta de marketing, onde os alunos podem visualizar recursos produzidos por uma instituição antes de decidirem estudar nela;
• Para incentivar o compartilhamento de recursos de aprendizado entre instituições, acadêmicos e comunidades de pratica;
• Para encorajar o desenvolvimento, aceitação e adaptação de ferramentas e padrões técnicos abertos que têm o potencial de aumentar a produtividade local e o uso por professores e alunos;

Santos (2013, p.30-31) ainda cita que os “Repositórios REA podem ter um potencial de ajudar alunos com baixo desempenho. Conteúdos, atividades e jogos extracurriculares poderiam apoiar a retenção e progressão dos alunos no ensino fundamental”.
Diante desta extensa lista não há como negar que os REA vêem para agregar ao ensino em geral. O processo educacional da atualidade é complexo, o REA aparece como uma forma de universalização do processo educacional disponibilizando acesso a informações de qualidade com custos acessíveis (ou ainda sem custos) não só para os aprendizes, mas também para professores.
Exemplos de REA

Scielo
Trata-se de uma “revista online” com publicação de produções acadêmicas. Muito utilizada para pesquisas Científicas. Contém ampla quantidade de conteúdos. Fácil acesso, pois disponibiliza a barra de pesquisas, classificando-as ainda por ordem alfabética.



LUME – Repositório Digital


Repositório digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em três idiomas, fácil acesso com links que direcionam a o que o “navegador” procura, além da guia de buscas. Em relação a direitos autorais no rodapé da pagina é encontrada a seguinte descrição “O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia”.


LabVirt


Relacionado exclusivamente a área de Física e Química, as demais definições se encontram na imagem. Bem organizado, com campo de busca como os demais. Disponibiliza de um fórum e de uma guia chamada “ consulte um físico”, o que dá a entender que estão disponíveis para esclarecimentos de dúvidas, o que o torna muito interessante!!


Tratando-se da área da matemática indico o REA “Matemática Multimídia” 


Trata-se de um REA realmente completo, campo de busca, links que direcionam de forma clara ao que se procura. A parte mais atraente deste REA é a parte multimídia, que trás experimentos, vídeos, softwares e áudios. Vale a pena conferir!


Texto desenvolvido com base:

Santos, Andréais Inamorato dos. Recursos Educacionais Abertos no Brasil – São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013.

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