terça-feira, 28 de março de 2017

Reflexões acerca das Diferentes Gerações

Devido ao processo de globalização e ocorrência acelerada de mudanças é importante conhecer como cada uma das gerações se formou numa construção de cenário mundial, para assim, poder compreendê-las.



Em primeiro momento vamos tratar da “geração Baby Bommers”. A mesma nasceu no período de crescimento econômico, no final e após a segunda Guerra Mundial, por isso idealizavam atuar na reconstrução de um novo mundo pós-guerra. Presenciaram os movimentos feministas na luta pelos seus direitos. Foram educadas com rigidez e seguiam regras padronizadas em relação à disciplina e a obediência. São pessoas que não se abrem muito para questionamento e a principal preocupação está na busca pela estabilidade no emprego. São consideradas motivadas, otimistas e viciadas em trabalho. Durante sua trajetória, essa geração, foi educada para competir, trazida com muita disciplina, ordem e respeito pelos outros.
A “geração X”, por sua vez, é a geração que predomina no mercado na atualidade. Não se detém a padrões tão rígidos, apesar de certo conservadorismo em algumas questões. São, em sua maioria, filhos de pais separados, que trabalham fora. Viveram num momento de revolução e de luta política e social, presenciando escândalos políticos como o assassinato de Martin Luter King. Presenciaram a Guerra Fria, a queda do muro de Berlin, a AIDS e a modificação de conceitos impostos pela sociedade anterior, o que promoveu a adoção de um sentimento de patriotismo. Como profissionais essa geração valoriza o trabalho e busca ascensão profissional, sendo independente e autoconfiante. Alguns autores citam como características da geração x:
·         Busca da Individualidade sem a perda da convivência em grupo;
·         Maturidade e escolha de produtos de qualidade;
·         Ruptura com as gerações anteriores;
·         Maior valor a indivíduos do sexo oposto;
·         Busca por seus direitos;
·         Respeito à família menor que o de outras gerações;
·         Procura de liberdade;

Tratando-se da “geração Y” a mesma é constituída por indivíduos filhos da geração Baby Boomers e dos primeiros membros da geração X. Nasceram na era das inovações tecnológicas, da Internet, do excesso de segurança e do recebimento de estímulos constantes por parte dos pais. Oliveira (2009) acredita que a geração Y é motivada por desafios e interesse de ascensão rápida, buscando rotatividade nas empresas. A Geração Y também é conhecida por ter grande ambição, e é normal encontrar jovens dessa geração que trocam de emprego frequentemente, porque no emprego anterior não eram desafiados e não tinham oportunidade de crescer profissionalmente.
Já a “Geração Z” é formada por indivíduos constantemente conectados através de dispositivos portáteis e, preocupados com o meio ambiente. A geração Z não tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Geração Y, já que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Geração Z entre 1990 e 2009. Os componentes desta geração enxergam o mundo diferente. Sua relação com o tempo é outra, é online, a maneira como lidam com hierarquias e a autoridade é diferente das demais. Porém mesmo possuindo um amplo acesso às informações, por meio da internet, utilizando ferramentas como smartphones, tablets etc., os componentes desta geração não se aprofundam em nada. Alguns autores ainda citam a falta de compromisso com o trabalho como uma característica marcante.
Há ainda a “geração Alpha”, porém a mesma ainda não possuiu características precisamente definidas, a não ser que nascerão em um mundo conectado em rede. São os nascidos a partir de 2010, e poderão ser compostos por filhos, tanto da geração Y, como da geração Z.

Resumindo algumas destas informações em uma tabela, temos:




Um dos ambientes de maior influencia das mudanças entre as gerações é o mercado de trabalho. Diante destas mudanças, no ambiente empresarial as empresas precisam se manter atentas e preparadas para tais. Sendo um fator determinante para aumentar sua vantagem competitiva.

Um dos grandes desafios a serem enfrentados é a busca por políticas e programas internos que possam atrair e reter esses diferentes profissionais. O gestor de pessoas precisa identificar e entender essas diferenças para encontrar a melhor forma e estabelecer uma boa convivência entre as Gerações Baby Boomers, X, Y e Z, pois será comum as organizações terem esses indivíduos trabalhando juntos no mesmo setor com características, comportamentos e concepções de trabalho que se diferenciam uma da outra, com objetivo de reunir o que cada colaborador possui de habilidades e formar um todo para que alcancem o sucesso organizacional.
Tratando-se de Ambiente Educacional, a globalização força mudanças no sistema tradicional, as gerações mais recentes não se “contentam” com o sistema de ensino que se faz presente nas escolas atualmente (sem generalizar, claro!).  Porém, se faz necessário um novo sistema escolar, personalizado e hibrido, com foco na autonomia e aprendizado do aluno, já que o mesmo está se tornando cada vez mais independente.

Neste momento é necessário que pais e professores acreditem na potencialidade dos alunos e organizem para os mesmo, experiências que possibilitem interagir com saberes formalizados. É necessário desenvolver nas crianças habilidades que servirão de alicerce para enfrentar os desafios cotidianos, sem deixar de lado os valores sociais!






Para uma comparação mais profunda entre as Gerações X e Y no mercado de trabalho recomendo a leitura presente no seguinte link: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/comportamento-das-geracoes-x-e-y/81940/

Fontes de Pesquisa:

quarta-feira, 8 de março de 2017

Mulheres que mudaram a Educação

A grande maioria do corpo docente é composto por mulheres. Entretanto, quando falamos de pensadores da Educação, aquelas pessoas que têm um nome de peso nos estudos da área, a realidade se inverte pois tendemos a citar apenas homens, como Paulo Freire, Jean Piaget, Lev Vygotsky...
No entanto, as mulheres deram e continuam dando muitas e grandes contribuições para pensar e transformar a Educação.  Abaixo, vou citar algumas educadoras que são exemplos para professoras e estudantes de muitas áreas de todo o mundo.

Anne Sullivan




Devido a um problema de saúde, a educadora americana Anne Sullivan (1866-1936) perdeu a visão quando criança. Aos 20 anos, após se formar, foi contratada como professora particular de Helen Keller, garota cega e surda que nunca tinha recebido nenhum tipo de educação formal da família. Através do tato, ela ensinou a menina a reconhecer objetos e associá-los a palavras. Com a ajuda de Anne, Helen conseguiu aprender inglês, francês, alemão, ficou proficiente em braile e em linguagem de sinais na palma da mão. Além disso, Helen se formou em Filosofia, se tornou ativista política e publicou 12 livros. Se você quiser saber mais sobre a história dessas duas mulheres, vale muito a pena assistir ao filme O Milagre de Anne Sullivan.

Dorina Nowill


A educadora Dorina Nowill (1919-2009) perdeu a visão aos 17 anos. Ela foi a primeira aluna cega a frequentar um curso regular na Escola Normal Caetano de Campos, no centro de São Paulo, onde se formou como professora. Posteriormente, se especializou em Educação de cegos na Universidade de Columbia, em Nova York. Em 1946, criou a Fundação para o Livro do Cego no Brasil e, em 1948, fundou a primeira imprensa Braille em grande escala do país, que imprimia livros didáticos e outros documentos. Dorina também dirigiu a Campanha Nacional de Educação de Cegos, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que criou os primeiros serviços de Educação de cegos no país e também lutou pelas aberturas de vagas para pessoas com deficiência visual no mundo do trabalho.

Marie Curie



A cientista polonesa Marie Curie (1867-1934) se formou em Matemática e Física, na Universidade de Sorbonne, na França. Com seu marido, Pierre Curie, descobriu os elementos químicos Polônio (nome dado em homenagem ao seu país) e Rádio, iniciando as primeiras pesquisas sobre radioatividade (termo criado por ela mesma). As pesquisas de Marie Curie foram tão relevantes que, em 1903, ela recebeu o Prêmio Nobel de Física e, 8 anos depois, o de Química. Ela foi a primeira mulher a ganhar o Nobel e a primeira pessoa a recebê-lo duas vezes.

Além dos estudos sobre Física e Química, Marie Curie era professora e começou a lecionar aos 18 anos. Entre as instituições em que deu aula, estava uma universidade considerada ilegal por desafiar as políticas de repressão impostas pelo Império Russo e frequentada principalmente por mulheres impedidas de estudar. Segundo suas alunas, Marie dava a elas oportunidades que, na época, eram restritas apenas aos alunos, como visitas a laboratórios de pesquisa e contato com equipamentos de experimentos.


Texto desenvolvido com base em: 

https://novaescola.org.br/conteudo/4794/7-mulheres-que-mudaram-a-educacao?utm_source=tag_novaescola&utm_medium=facebook&utm_campaign=mat%C3%A9ria&utm_content=link





Feliz dia da mulher
para você que vai a luta, que brilha em dias escuros,
que desbrava mares do machismo e do preconceito,
que da vida a novas vidas e semeia o afeto por ai
Que cuida de longe ou de perto,
que sempre abre os braços e o coração para mais um.
Fiel escudeira, amiga para todas as horas,
várias faces de um só pessoa uma só heroína.
Eu você nós mulheres

-Tati Zanella

Portais Educacionais

Os portais educacionais são ambientes virtuais de apoio ao professor e ao aluno, onde há publicações de conteúdos pedagógicos e disponibilização de recursos para interação, porém nem todos são de livre acesso, alguns pedem que o leitor apenas se cadastre (para poder controlar as visitas e os materiais mais vistos), outros fazem uma cobrança para exibir e disponibilizar o material disponível.
Além de ser um ambiente de trocas de experiências, o portal proporciona uma ampla liberdade de criatividade e pode ser utilizado de maneira agradável no processo de ensino-aprendizagem. O mesmo oferece aos integrantes do magistério o aperfeiçoamento cotidiano da prática educativa, por meio de um processo de ensino e aprendizagem mais significativo e contextualizado. 
O portal cria um leque de possibilidades para oferecer aos professores de qualquer região do país (com acesso a internet) a condição necessária para conhecer, avaliar e selecionar situações mais adequadas à realidade da sua escola e dos seus alunos, e poder, a partir das experiências conhecidas, enriquecer, transformar e inovar a sua prática.
Abaixo vou citar alguns portais educacionais por onde “naveguei” para pesquisar algumas propostas de aula:



O portal “Projeto Folhas”, não exige cadastro e seu acesso é totalmente gratuito. Por possuir os campos de busca, pesquisar nele é bem tranquilo. Os conteúdos na área da matemática são bastante amplos e completos, muitas das aulas disponibilizadas inter-relacionam duas ou mais disciplinas, o que foi o caso de uma aula que encontrei e que julguei bastante interessante, cuja trata dos polígonos na área da matemática e do carbono na área da química, vale a pena dar uma olhada em como o autor faz a ligação destes conteúdos!




O portal "Edumatec" contém atividades mais voltadas para a área da tecnologia, é também bastante completo, de acesso gratuito e sem necessidade de cadastro o site é bem organizado. Neste portal encontrei uma outra atividade bastante interessante, a mesma trata do Teorema de Pitágoras e sugere provar o Teorema por meio de um quebra cabeça. A sugestão da aula é fazer isto online, no próprio portal ou então fazer o download do softwear Cabri , porém não consegui realizar a tarefa por nenhuma destas alternativa, e foi então que encontrei uma “barreira” no site. Mas no geral o portal é de excelente qualidade, todos os conteúdos que aborda e as aulas que disponibiliza são incríveis, uma verdadeira página de conhecimento!



Já o "Portal do Professor", diferente dos outros citados exige cadastro, mesmo sendo gratuito. Muitos dos alunos tiverem dificuldade de se cadastrar e acabaram desistindo. Porém mesmo sem cadastro é possível acessar alguns arquivos disponíveis, muito interessantes por sinal!Na opção”ESPAÇO AULA” em seguida sugestões de aula você pode encontrar um amplo acervo bem organizado e de fácil acesso.

Além destes três portais já citados vou deixar o link de alguns outros caso você se interesse em fazer alguma pesquisa ou caso esteja buscando uma atividade diferente para aplicar em sala de aula. Espero que tenham apreciado a leitura e que façam bom uso dos portais disponíveis na rede!! 



Texto desenvolvido com base no texto:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013441.pdf

domingo, 5 de março de 2017

Tecnologia Educacional: Uma ferramenta a favor da Educação!

O termo tecnologia educacional remete ao emprego de recursos tecnológicos como ferramenta para aprimorar o ensino. Trata-se de usar a tecnologia a favor da educação, promovendo mais desenvolvimento sócio-educativo e melhor acesso à informação. No decorrer de todo processo histórico da humanidade a tecnologia esteve presente como fator que proporcionou o desenvolvimento do homem até o estagio em que se encontra nos tempos atuais. Os avanços tecnológicos são tidos muitas vezes como o marco de diferentes períodos da história da humanidade.



Foi a inteligência do homem que fez com que o mesmo, partindo de uma necessidade, desenvolvesse tecnologias que nos seus primórdios eram ferramenta voltadas para caça e construção.
Existem diversas Tecnologias que auxiliam na disseminação dos conteúdos educacionais, mas como em toda aplicação pedagógica, o acompanhamento profissional é indispensável, entende-se que a tecnologia facilita à maneira de educar, mas não extingue o educador. Alguns dos meios utilizados para associar a tecnologia e a educação são os Softwares Educacionais, os Jogos Educativos, os Dispositivos de Interação com Usuário, os Sistemas Operacionais com Conteúdo Educacional os Portais Educacionais e etc.            
    

A tecnologia é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento pessoal e em equipe dos alunos. Envolve a cooperação e assistência mútua para alcançar uma aprendizagem compartilhada, onde os alunos aprendem a debater, corrigir seus erros e respeitar as diferenças. O uso da tecnologia desenvolve nos alunos o interesse por aprender e passar o conhecimento adiante, interagindo assim com o outro.
A tecnologia faz parte da vida das novas gerações fora da sala de aula e, por isso, a sua aplicação em benefício da educação pode ser considerada um importante caminho para aumentar o dinamismo das aulas. São vários os benefícios da utilização das tecnologias voltadas para o ensino, a mesma proporciona novos caminhos para o ensino e aprendizagem, e também trás novas metodologias para as salas de aula. Eleva os índices de desenvolvimento da educação básica. Torna as aulas mais atraentes, pois amplia as possibilidades de ensino e aprendizagem transformando assim o processo e tornando-o mais motivador e significativo, além de aumentar a interação e diálogo entre alunos e professores, melhorando assim o desempenho dos mesmos e despertando a curiosidade para novas descobertas.
Com o intuito de “impulsionar no país os esforços comuns e a aproximação mútua para o desenvolvimento qualitativo e quantitativo da Tecnologia Educacional, em favor da promoção humana e da coletividade" foi fundada a ABT  - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional cuja é uma entidade não-governamental, de caráter técnico-científico, filantrópico sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal.
Porém este não é o único “ambiente” que trata deste assunto, vocês leitores podem encontrar os mesmo temas ou semelhantes em outras revistas como por exemplo a Revista de Tecnologia da Educação (ISSN: 1984-4751) e a TE@D (Revista Digital de Tecnologia Educacional e Educação a Distância).
                       
                   Para finalizar esta publicação deixo a seguir um link que traz alguns modelos de Tecnologias educacionais que são exemplos de sucesso. Espero que tenham apreciado o texto que façam bom uso das tecnologias que estão ao seu alcance!

http://playtable.com.br/blog/tecnologias-educacionais-nas-escolas-publicas-exemplos-de-sucesso/



Texto desenvolvido com base nos sites: 


quarta-feira, 1 de março de 2017

Ciência, Engenharia e Tecnologia


Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, a tecnologia é o conjunto dos instrumentos, métodos e técnicas que permitem o aproveitamento prático do conhecimento científico. Convém destacar que, erradamente a palavra tecnologia é usada como sinônimo de tecnologias da informação, que são aquelas que permitem o tratamento e a difusão de informação por meios artificiais e que incluem tudo o que esteja relacionado com os computadores.
A palavra tecnologia tem origem no grego "tekhne" que significa "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo"”.
A tecnologia é normalmente a consequência da ciência e da engenharia - apesar da tecnologia como uma atividade humana preceder os dois campos. A ciência está intimamente ligada com a área da tecnologia, porque os grandes avanços da ciência, hoje em dia, são alcançados através do desenvolvimento de novas tecnologias e do desenvolvimento de tecnologias já existentes.Por exemplo, a ciência pode estudar o fluxo de elétrons em condutores elétricos, ao usar ferramentas e conhecimentos já existentes. Esse conhecimento recém-adquirido pode então ser usado por engenheiros para criar novas ferramentas e máquinas por isso, nesse sentido, tanto cientistas como engenheiros podem ser considerados tecnologistas; os três campos são normalmente considerados como um para o propósito de pesquisa e referência.
A relação próxima entre ciência e tecnologia contribui decisivamente para a crescente especialização dos ramos científicos, tendo como consequência o surgimento de ramos científicos bem específicos e especialmente destinados ao aperfeiçoamento da tecnologia, de acordo com este quesito podemos citar a aerodinâmica, a geotecnia, a hidrodinâmica, a petrologia e a terramecânica.
Tratando-se dos tipos de tecnologias temos a Moderna (relacionadas a tecnologia da informação), a Clássica (agricultura, construção, astronomia, roupa, fogo, medicina, mineração, parafuso, roda, transportes e escrita), TecnologiadeComunicação (Satélite artificial, fotografia, vídeo, reprodução de musica, gravação digital, tecnologia de áudio e som e internet), TecnologiaElétricaFundamental (Eletricidade, motor elétrico, semicondutor, eletrônica, transistor, informática...), TecnologiasAvançadas (Hidráulica, pneumática, micro-ondas, fusão nuclear, raios X...). Especificadamente as tecnologias Clássicas estão associadas as necessidades “básicas”, como a produção de alimento por meio da agricultura, já as avançadas estão mais ligadas a “invenções/descobertas do homem associadas a física e química e por sua vez as tecnologias de informação são voltadas, como o próprio nome diz, para a comunicação como a internet nos dias de hoje.
No inicio dos tempos o homem primitivo não mantinha contato algum com a tecnologia, no entanto não devemos esquecer que foi este que deu os primeiros passos para as grandes descobertas tecnológicas que detemos hoje.Devido a grande necessidade e curiosidade dos homens estes vem,ao longo dos tempos,fazendo descobertas espetaculares e fundamentais para nossa vida.O homem primitivo por exemplo descobriu o fogo e através desta descoberta muitas outras vieram a tona, como a energia elétrica e etc. as quais se tornaram fundamentais para a sobrevivência do homem moderno no mundo.
A sociedade, de modo geral, está constantemente se beneficiando dos progressos da tecnologia sem, muitas vezes, ter consciência disso. Ler um jornal, uma revista ou um livro, assistir à programação da televisão, utilizar o telefone, tomar um refrigerante, pagar uma conta no banco, fazer compras no supermercado, viajar de ônibus, trem ou avião são usos da tecnologia que fazem parte do cotidiano. Ou seja, a sociedade usufrui de tecnologia, na medida em que a realização dessas atividades pressupõe a presença de recursos tecnológicos em algum estágio do processo: na produção do mercado editorial, na produção da mídia audiovisual, no sistema de telecomunicações, nas transações comerciais ou na produção de produtos de consumo. Nesse contexto é visível que a tecnologia mudou e ainda tem o poder de mudar e transformar a cultura!

            Uma realidade vivida atualmente é a era da internet, segundo a ONU (2011) o acesso à internet deve ser enxergado como um direito humano. De acordo com a mesma, a rede mundial de computadores “permite que indivíduos busquem, encontrem e compartilhem informações de todos os tipos, de uma forma instantânea e barata”, além de “impulsionar o desenvolvimento econômico, social e político das nações, contribuindo para o progresso da humanidade como um todo”. Porém mesmo sendo tão importante para a vida de qualquer pessoa, apenas um dentre três cidadãos ao redor do mundo tem acesso à web.

No Brasil, de acordo com um relatório desenvolvido pela própria ONU, 42% da população está desconectada — e somente 11,5% dos brasileiros possuem banda larga. Nosso país ainda sofre com graves deficiências em sua infraestrutura de telecomunicações, e o alto custo dos planos de dados atualmente oferecidos impedem sua contratação por parte dos menos favorecidos.

A tecnologia da informação evolui, potencializa a capacidade humana de produção, e nos torna cada vez mais incluídos, conectados, plugados, antenados. Mas todo esse avanço deve ser coerente com valores que, em sua essência, são muito simples: saúde, bem-estar, convivência harmoniosa com amigos e familiares, contato e conexão com a natureza e o meio ambiente, entre outros elementos fundamentais do que chamamos qualidade de vida.

A tecnologia trouxe uma série de benefícios que facilitam o dia a dia e contribuem para aumentar a qualidade de vida da população. Descobertas científicas proporcionaram um considerável aumento na expectativa de vida, a internet leva praticidade e conforto às pessoas e softwares de gestão adicionam agilidade à rotina de organizações.

Se antes você deveria sair de casa correndo para pagar uma conta esquecida que está para vencer, hoje em dia basta acessar o seu banco pela internet e solucionar o problema em alguns poucos cliques. O tempo que sobra pode ser usado para passar mais momentos com a família e amigos. Outro ponto que vale a pena citar em relação à internet é o fato de que esta tecnologia aproxima as pessoas. Pais e filhos que moram em países diferentes, por exemplo, podem se comunicar em chamadas de vídeo que têm pouco ou nenhum custo. As redes sociais e comunidades virtuais também facilitam o encontro de pessoas que compartilham interesses.   Inúmeros benefícios trazidos pelas tecnologias lançadas nos últimos anos. Quando bem utilizadas, elas facilitam – e muito – a vida das pessoas.


A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que as mortes provocadas por doenças não transmissíveis (como doenças cardíacas, câncer e doenças respiratórias) chegam a 36 milhões por ano, e poderiam, em sua grande maioria, ser evitadas se houvesse monitoramento constante dos hábitos rotineiros dos indivíduos no que tange sua alimentação e a prática de exercícios físicos, logo aplicativos de monitoramento de atividade não só são essenciais, como já tem feito a diferença, mostrando ao mundo o poder da informação. Um simples aplicativo para smartphone pode te mostrar se você está progredindo na sua caminhada diária ou se precisa aumentar o pique, dentre outras inúmeras funções presentes em diferentes aplicativos. Este é um exemplo de muitos dos aplicativos desenvolvidos voltados para a qualidade vida, além destes aplicativos o avanço da ciência na identificação e tratamento de doenças também é muito importante, pois trata da prevenção identificação e cura o que muitas vezes pode salvar uma vida.




Texto desenvolvido com base nos sites:




O blog

Olá leitores! 

Me chamo Alyne, sou acadêmica do curso de Matemática-Licenciatura da UNESC, a princípio desenvolvi este blog com o intuito de abordar algumas pesquisas e estudos desenvolvidos no decorrer deste semestre, com foco principal em torno da Tecnologia voltada à educação Matemática.
Na atualidade a tecnologia se faz presente no cotidiano de cada um mais do que se imagina e para esclarecer isto na próxima postagem vocês vão perceber que a tecnologia não se trata apenas de aparelhos eletrônicos como muitos pensam. 
Relacionados à educação, muitos aplicativos foram desenvolvidos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, entre eles temos o GeoGebra e Graph como os mais conhecidos. Porém, mesmo muito presente na rotina das pessoas, trazer a tecnologia para as salas de aula não é algo tão fácil, os obstáculos enfrentados mais relacionados a parte de estrutura das escolas, retardam este avanço! 

Enfim, espero que gostem das postagens e que as mesmas lhes esclareçam possíveis dúvidas!!